WOW
STORIES
SCROLL DOWN
/CULTURE /PEOPLE /REAL ESTATE /CGI /FILMS /BRANDING
O cliente como um parceiro e integrado no processo = bom relacionamento e resultado assertivo!
O papel do Client Manager: profissional que aproxima o cliente dos processos na empresas
O relacionamento com clientes é um dos maiores desafios das grandes marcas pelo mundo. Empresas querem gerar conexão e os clientes têm as suas particularidades quanto a objetivos e comportamento.
​
As práticas de relacionamento sempre podem ser melhoradas e o mais recomendado globalmente é oatendimento proativo ao invés do reativo. A abordagem proativa tem como um dos principais focos antecipar as expectativas do cliente e dar o primeiro passo.
​
Pesquisa realizada com mais de 6.000 clientes mostrou que apenas 13% relataram ter recebido algum atendimento proativo.
​
Principais características no Atendimento ao Cliente Proativo X Atendimento ao Cliente Reativo
​
Proativo
• Antecipa os problemas;
• Engaja clientes;
• Utiliza canais em tempo real (Omnichannel).
​
Reativo
• Solução de problemas;
• Clientes precisam procurar pelo relacionamento com a marca;
• Atendimento geralmente por e-mail ou telefone.
​
Como funciona o relacionamento com clientes na ES?
​
A CM, Marianna Magalhães, conta que a ES tem um profissional exclusivo para o atendimento do cliente, o Client Manager que tem o papel de traduzir os interesses do cliente para o desenvolvimento dos projetos, sendo o foco estreitar o relacionamento com o cliente.
​
Estreitar relações e oferecer atendimento personalizado
​
A estratégia de ter um grupo de profissionais CMs para esse relacionamento cria proximidade, tornando o cliente parte da empresa e não um elemento separado. Na ES, o cliente não é tratado como um agente externo, ele faz parte de todo o processo do desenvolvimento. “Nosso maior orgulho está na construção da comunicação para entregar aquilo que o cliente busca e deixá-lo feliz e satisfeito.”, destaca Marianna.
​
A especialista diz que quando uma empresa usa da comunicação meramente reativa, ou seja, deixa o cliente alheio a todo o processo, está desconectando o produto do agente que irá utilizá-lo.
​
“O objetivo do CM é, junto com o Product Owner (PO) profissional que lida com questões mais técnicas no projeto, esclarecer sobre todo o processo de desenvolvimento do projeto junto com o cliente, buscando um atendimento próximo, conhecendo as suas necessidades, andando sempre lado a lado.”
​
O cliente faz parte do processo e opina em diferentes etapas antes da entrega
​
Em alguns casos, as ideias ainda não estão totalmente claras na mente do cliente e é papel do CM conduzi-lo para traduzir quais são as suas necessidades e desejos. Nossa relação é baseada na transparência e o cliente sabe da dimensão de cada processo até que se chegue à entrega do produto final. Buscamos sempre uma comunicação e alinhamento ativo para que a entrega seja realizada de acordo com o que foi estabelecido.
​
O processo de encarar o cliente como parte do processo, torna a comunicação muito mais eficaz, trazendo o cliente para visualizar o seu projeto ainda na etapa de produção, colhendo feedbacks e expectativas.
​
Entendendo a singularidade dos comportamentos e culturas – a realidade de uma empresa global
​
Na ES são atendidas empresas de várias partes do mundo. Nessa interação existem desafios, afinal, as culturas são diferentes, dependendo do país, além das personalidades de cada cliente.
​
O segredo da boa jornada do CM é “perceber o cliente”
​
“Seja em uma reunião, em um e-mail, no atendimento no WhatsApp, procuro perceber bem quem é cada cliente por meio da comunicação dele. Se é de personalidade mais reservada ou extrovertida, se é uma pessoa mais objetiva ou prefere uma comunicação mais aberta, presto atenção no tom de voz, na linguagem corporal, etc. É preciso ir devagar para ver como você pode tocar uma conversa.”
​
Surgiu um projeto no time de CMs – como é organizado na ES?
​
Uma vez que o projeto é fechado, é realizado um Kickoff da COO e do Manager Director com o cliente e depois, o projeto é direcionado a um time, onde a comunicação com o cliente passa a ser centralizada no CM designado. A partir daí, é articulada uma conversa com o PO e com outros times que estarão envolvidos na elaboração do escopo do projeto e o CM faz a ponte disso com o cliente.
​
É elaborado o cronograma junto ao cliente, explicado sobre o processo de feedback e é realizado todo o acompanhamento do desenvolvimento do escopo do projeto junto a ele.
​
“Se o cliente tem mais de um projeto a ser desenvolvido com a ES, geralmente é mantido com o time de CM inicial, por conta de já existir uma boa proximidade, mas isso sempre depende da complexidade do projeto, se for necessário que outra equipe atenda essa demanda, a jornada de comunicação é criada junto a outro time.”
​
O quanto a cultura da empresa interfere nas relações com o cliente
​
Marianna diz que o grande desafio atual entre as empresas é a construção de uma cultura saudável em todos os processos.
​
“É muito bom trabalhar em um lugar com uma cultura colaborativa, que te ajuda a se desenvolver. Aqui atuamos com auto responsabilidade e organização, com a possibilidade de criar um ambiente flexível e criativo, onde conseguimos nos desenvolver como pessoas e profissionais.”
​
“Posso ter um diálogo aberto com qualquer pessoa do time e isso também ajuda no desenvolvimento do melhor diálogo com o cliente. Você se sente confiante e segura.”
​
Gerente de Comunicação - Roberta Lemos
Jornalistas - Daiana Barasa and Juliana Rodrigues | Naiá
Entrevistado– Marianna Magalhães – Client Manager at Elephant Skin
Todos os direitos reservados para a Elephant Skin Group Corp.