WOW
STORIES
SCROLL DOWN
/CULTURE /PEOPLE /REAL ESTATE /CGI /FILMS /BRANDING
Formação do Board Advisors – o que isso representa para a Elephant Skin?
Uma empresa jovem que cresce sem parar, grandes talentos e novas ambições no mercado, diante do contexto, surge a necessidade da formação do Board Advisors. Por que fizemos essa escolha aqui na ES?
No geral, startups são construídas por generalistas e dimensionadas por especialistas, mas a Elephant Skin fez o caminho oposto desde 2017 e tem crescido de forma acelerada, mas não a ponto de perder de vista a necessidade de ajustes necessários para uma crescente maturidade na gestão.
Nos últimos 2 anos a empresa entregou mais de 150 projetos, em 5 países, em mais de 30 cidades. E hoje mergulha em um plano de expansão global com atuação futura em diversos países e continentes.
Esse dinamismo constante trouxe uma nova realidade e, para ela, um board advisor potente para o crescimento e estabilização de processos internos, sendo assim, os advisors, Claudio Garcia, experiente como conselheiro, professor na Universidade de Nova York (NYU) e presidente na rede de estratégias de grandes corporações americanas Outthinker Network e Eduardo Valério, especialista em Governança Corporativa , investidor e presidente de conselhos de administração, compartilham por aqui conhecimento, experiência e bons direcionamentos.
Se preparando para expandir muito mais
Existem alguns papéis importantes desempenhados por um conselheiro, como explica Claudio:
-
Aconselhar, usando a expertise de alguém bem experiente no mercado;
-
Desafiar, questionando se as decisões tomadas realmente são as melhores;
-
Apontar novos conhecimentos, com o objetivo de melhorar a qualidade dos processos internos da empresa.
Atualmente, a Elephant Skin é uma plataforma criativa voltada ao mercado imobiliário, que entrega a cada cliente, experiência única por meio do storytelling, renderizações 3D, filmes de animação e tours interativos. Expandir continuamente faz parte de nossa cultura.
“A ES está caminhando para se tornar uma plataforma de decisão de investir e adquirir Real Estate, em que as pessoas poderão obter conhecimento sobre como investir e adquirir imóveis”, conta Claudio.
Essa constante busca por novos aprendizados, faz com que por aqui, os olhos estejam voltados às melhores práticas de governança. Somos uma empresa jovem que compreende a importância da pluralidade de visões e da escuta dos profissionais mais experientes e atualizados no mercado. Mas sabemos que esse não é um comportamento comum a empresas que possuem estrutura semelhante a nossa.
Segundo relatório emitido pela Startup Genome (Why Startups Succed), grande parte das startups não procura por advisors, o que dificulta sua escalabilidade e, além disso, embora compreendam a necessidade de contar com essa expertise, existe muita confusão quanto aos papéis que desempenha.
O mesmo relatório destaca que ter um conselho consultivo aumenta estatisticamente as chances de sucesso em Startups, já que conseguem rastrear métricas de maneira eficaz, podendo arrecadar 7 vezes mais recursos, tendo 3,5 vezes mais crescimento de usuários em comparação àquelas que não investem na expertise.
Board Advisors não é o mesmo que consultoria
O consultor geralmente atua por um período menor em uma empresa, desempenha um papel mais pontual, implantando algum projeto, cuja competência ainda não existe no negócio, podendo, inclusive, ser confundido como parte do time da empresa por tamanho envolvimento nas frentes de gestão.
Eduardo Valério classifica o papel do conselheiro em três definições:
1 - Conselheiro é um profissional que está próximo da gestão da empresa, mas não tão próximo a ponto de promover microgerenciamentos:
“O papel do conselheiro é cuidar mais do futuro do que do presente.”
2 - Olha para a empresa através de janelas apropriadas, ou seja, analisa os indicadores da performance da gestão, para saber se os sinais vitais da empresa estão bem.
3 - Observa a qualidade pela qual o resultado/desempenho da empresa, está sendo atingido.
“Por que nada adianta você ter uma empresa brilhante, mas contar com um ambiente tóxico, com alta rotatividade.”
Principais impactos do board advisors na gestão de uma empresa global
Uma empresa global e remota, com natureza de startup como é o nosso caso, tem inúmeras iniciativas, mas em alguns momentos isso pode não estar tão claro, por isso ter um conselho ajuda na organização estratégica de todas elas.
Existe um ponto muito importante aqui, as pessoas precisam saber quem está no board advisors e que essa área atua em colaboração com todos os setores de gestão da empresa.
Ambicionamos o constante crescimento, por isso, contamos com pessoas que possam enxergar pontos de vista diferentes, por conta da imersão no processo de gestão.
“Essa é uma empresa muito ligada a novas práticas digitais e em gestão de governança. Além disso, a energia daqui eu vejo como um dos combustíveis essenciais. As pessoas são ‘ligadas no 220’ e isso permeia todas as relações”, comenta Claudio.
Essa ‘alta energia’ e combustível tem bastante responsabilidade do fundador Henrique Driessen.
Ele costuma dizer que por mais empolgado que um profissional esteja, na ES, jamais irá superá-lo, pois admira e tem um enorme carinho pela empresa, formato e na ‘plataforma de pessoas’ que tanto almejou construir. Ela se consolida a cada dia mais e já faz muito sucesso.
Para uma nova fase, novos olhares! Disposição, temos de sobra.
Gerente de Comunicação - Roberta Lemos | Estagiário de Comunicação – João Victor Campos
Jornalistas - Daiana Barasa and Juliana Rodrigues | Naiá
Entrevistados – Eduardo Valério e Claudio Garcia – Board Advisors
Todos os direitos reservados para a Elephant Skin Group Corp.